É importante para nós conhecer qual a opinião dos courenses acerca do estado ambiental do Rio Coura. Num primeiro momento os jovens a frequentar o ensino secundário deixaram a sua opinião. Agora, o inquérito está patente no blog, sendo brevemente realizado e divulgado o respectivo tratamento estatístico.
Obrigada.
13 comentários:
só uma sugestão:nas fontes de poluição a ETAR não deveria ser incluida, principalmente por dois pontos:
1- Uma Etar ajuda a que as águas lançadas a partir de nossas casas sejam tratadas, ou seja, ao passar pela ETAR elas ficam melhores,e não vão poluir menos o rio do k o fariam se não existisse ETAR;
2- Os tratamentos duma ETAR são dimensionados de forma a que as águas tratadas quando lançadas para os cursos naturais não ponham em causa o equilibrio do ecossistema.
Assim, uma ETAR é sempre uma solução e não um problema.Mesmo assim,ficam aqui os parabens por este inquérito e pelo tabalho que tem sido desenvolvido.
Oh Lauta até parece que não sabes que a ETAR não consegue cumprir as tarefas que a ela lhe foram dadas. Há provas que ja desde ha alguns anos tem sido sobrelotada, e tendo lançado muitas das aguas sem tratamento para o rio, por isso concordo plenamente com a presença da ETAR no inquérito.
A etar nova so não está em funcionamento porque os interesses andam todos ao barulho. Pelo que sei, e pelo que li aqui, parece que o viaduto ao lado da ponte de mantelães, por onde devem passar os esgotos para a nova etar, está interdito a funcionamento e assim não há etar nova para ninguém. Acho que não há motivos suficientes para a etar nova ainda não estar em funcionamento, e bem precisa era, porque pelo que se diz a outra já passou de prazo..
Não concordo com a inclusão da ETAR. O Lauta tem toda a razão.
Afonso parece-me que estás a confundir fonte de poluição com mau funcionamento da ETAR..São coisas completamente distintas..A água que entra na ETAR não sai de lá pior, quando muito sai na mesma!Assim sendo a ETAR não polui, mas se funciona como tu dizes (eu não sei como ela está), continua a não poluir mas sim a não desempenhar as funções para as quais foi concebida.
Lauta, se a ETAR existe é para tratar as águas residuais, se a ETAR não existisse as casas teriam de ter um local para receber as águas residuais, o que não acontece, Ou seja se não existisse a ETAR esses esgotos não iriam parar ao rio. Neste caso a ETAR não cumpre o seu papel que seria enviar a agua tratada. Como ela não está a fazer temos que admitir que está a poluir....
Afonso, os locais que as casas tem para armazenar as águas são fossas..Achas mesmo que as fossas nas casas aguentam com os esgotos da casa onde estão colocadas?uma fossa que tenha capacidade,p.e., para 5 mil litros armazena ate essa capacidade!dp ha perdas pelas paredes, ou cm é que pensas que as fossas vazam?quando ocorrem essas perdas ha escorrimento pelo solo dos esgotos e acontece aí a poluição dos lençoís freáticos, que depois acabam por contaminar as linhas de água, como os rios..Por isso é que se fizeram obras de saneamento para ligar os esgotos das casas à ETAR, precisamente porque as fossas são fontes de poluição..é a questão:fonte de poluição é diferente de mau funcionamento da ETAR..Mas o que eu acho mesmo é que a nova ETAR devia ja estar a funcionar,mas como não estou por dentro do assunto, não sei porque é que isso não acontece..ei
A partir do momento em que a etar não cumpre o seu serviço, passa a ser um problema para o rio. Já agora, porque é que o poder se está marimbando para esta questão? A prova é que a nova etar pelo que sei, tá pronta mas não esta em funcionamento!
Anónimo, lê os posts anteriores e vê pq é que a ETAR não é um problema, mas sim uma solução k ñ se tem revelado eficaz...Vocês so leêm o k vem escrito nos jornais e acreditam nisso como verdades inquestonaveis..Estudem os assuntos antes de falarem neles..
Caro anónimo das 18:12:00, daqui a um bocado vamos dizer que está tudo óptimo e o rio não está poluído, vamos deixar de ser hipócritas. A ETAR na minha opinião é um problema sério desde já alguns anos, pois HÁ ESTUDOS, que comprovam que ela é praticamente inútil, e despeja praticamente tudo que recebe no rio sem qualquer tratamento, logo é um problema. Quanto ao ler os jornais, está enganado pois acho que nos jornais locais cada um puxa para o lado que lhe convém e preza pelos seus interesses e não por uma divulgação correcta e justa das noticias. Todos os factos que apresentei aqui foram apresentados em estudos aos quais tive a oportunidade de aceder, e que são de acesso publico em vários sites da web. Já agora pode dar a cara e dizer quem é que não há problema nenhum.
Quanto a resposta do Lauta, por um lado concordo por outro não, tal como disseste Lauta as fossas vazam e vão para os lençóis freáticos,o que é certo, mas também é verdade que maior parte dessas águas são filtradas pelos solos, ou ou em outras até que vem uma cisterna e vaza a fossa. O que eu quero dizer é que mesmo que as fossas vazem um pouco, os esgotos que vão parar ao rio são uma ínfima parte da que vai para o rio neste momento, que é toda ou praticamente toda.
os solos filtram até uma certa capacidade...dp acaba-se!nesse caso, os solos passam de filtros naturais a fontes poluidoras..se quiseres eu dp explico-te isso!quanto as cisternas podes-me dizer para onde é k elas levam os esgotos?caso não saibas grande parte deles são aproveiados para espalhar nos campos para servirem de adubo..o pior é k os agricultores que os usam com esse fim não fazem minima ideia das quantidades que tem que espalhar pelo campo e o k acontece normalmente é k espalham sp a mais.Isto resulta em poluição dos solos e consequente poluição dos lençóis freáticos...
Exacto. E quando isso acontece em solos proximos do rio acaba por escorrer e polui. E isto não acontece pouco ao longo do rio coura.
Temos de por todos uma rolha no cu e mais nada. O Coura poluído?
Enviar um comentário